Postagens populares



29 de maio de 2013

Biografia Piaget

Piaget (1896 - 1980) foi um teórico da educação e psicólogo suíço, considerado um dos maiores no segmento da educação no século 20. Foi o fundador da epistemologia genética, cujo estudo central é a investigação da gênese e desenvolvimento psicológica do pensamento humano.

Filho de um professor, começou a se interessar pela ciência desde a infância e fez parte do "Clube dos Amigos da Natureza” na adolescência, também escrevendo artigos científicos. Em 1918, formou-se em Ciências Naturais pela Faculdade de Ciências da Universidade de Neuchâtel.

Piaget foi estudar psicologia em Zurique, mas voltou aos seus estudos sobre malacologia. Mas a sua estadia e contatos com psicólogos em Sorbonne geraram seus primeiros trabalhos sobre educação e etapas do pensamento infantil: “A linguagem e o pensamento na criança” (1923); “O raciocínio da criança” (1924); “A representação do mundo na criança” (1926); A causalidade física na criança (1927). Outras obras fundamentais são: “O Juízo Moral da Criança” (1926) e a “Gênese das Estruturas Elementares” (1959).

Piaget dividiu o desenvolvimento mental das crianças em: 1) Período do nascimento a aquisição de linguagem; 2) Período no qual, por meio da linguagem, a criança torna capaz de reconstruir ações passadas sob a forma de relato e antecipa ações futuras por meio da representação verbal; 3) Período do pensamento-operativo, onde o sujeito torna-se capaz de lidar com o ponto de vista alheio; 4) período da adolescência, onde o indivíduo passa do pensamento concreto para o hipotético-dedutivo.

Em 1936, Piaget recebeu o primeiro título de "doutor honoris causa" pela Universidade Harvard. Morreu em Genebra, em 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário