Postagens populares



2 de maio de 2013

Biografia Albert Einstein

Albert Einstein (1879-1955) foi um físico alemão, famoso por desenvolver a teoria da relatividade; estabelecer a equivalência entre massa e energia; pela criação da teoria do movimento browniano e pela definição da teoria fotônica da luz. Quatro caminhos que conduziram à reviravolta de todos os conceitos científicos até então estabelecidos. "O mais incompreensível no universo é que ele é compreensível" diria Einstein. Com sua visão inteiramente nova do Universo, ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1921.

O trabalho sobre a explicação do efeito fotoelétrico, possibilitou o desenvolvimento, por um grupo de físicos alemães, do processo de fissão nuclear e a consequente liberação de enormes quantidades de energia atômica.

Formado na Escola Politécnica Federal da Suíça, em Física, conclui depois o doutorado. Lecionou e conferiu palestras em vários países. Foi diretor do Instituto Imperador Guilherme e Membro da Academia de Ciências da Rússia. Foi nomeado Diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física e professor da Universidade de Berlim. Foi convidado pela Organização Sionista dos Estados Unidos, para propagar suas idéias.

Einstein prevendo que o nazismo controlaria toda a Alemanha, partiu para os Estados Unidos, foi lecionar Física no Instituto de Estudos avançados de Princeton.

Albert Einstein visitou o Brasil, onde foi recebido pelo presidente Artur Bernardes. Fez conferência, visitou universidades e Institutos de pesquisas.

Albert Einstein (1879- 1955) nasceu em Ulm, na Alemanha, em 14 de março, era filho de família judaica, não praticante. Em 21 de julho de 1880 mudou-se para Munique. Estudou na Escola Politécnica Federal da Suíça, onde conclui a graduação em Física, no ano de 1900. Em 1901 escreveu um artigo na mais prestigiada publicação científica em Física. Em fevereiro deste mesmo ano recebeu a naturalização suíça.

Em 6 de janeiro de 1905 casou-se com Mileva Maric. O casal teve três filhos. Nesse mesmo ano concluiu o doutorado. Em 1919 separa-se e casa-se com sua prima Elsa.

Em 1909 com 30 anos é professor na Universidade de Zurique e no ano seguinte leciona na Universidade de Praga. Em 1912 ocupa a cadeira da Escola Politécnica Federal da Suíça.

Em 1913 é professor da Universidade de Berlim, diretor do Instituto Guilherme e Membro da Academia de Ciências da Rússia ensinando e criando nova geração de cientistas. Einstein se aprofunda em desvendar os segredos do universo. Em 1914 transfere-se definitivamente para Berlim.

Em 1915 enuncia a Teoria Geral da Relatividade e em 1921, recebe o Prêmio Nobel de Física.

Em 1925 visitou vários países da América do Sul, entre eles o Brasil. Foi recebido pelo presidente Artur Bernardes, fez conferências, visitou Institutos de pesquisas e Universidades.

Em 1932 Einstein partiu de Berlim para uma visita a Califórnia, pois sabia que em breve o nazismo controlaria toda a Alemanha. Em 1933 renunciou o cargo em Berlim, seguiu para os Estados Unidos e ingressou no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e ganha cidadania norte-americana em 1940.

Em 1945 encerra sua carreira em universidades. Em 1946 apoiou projetos de formação de um governo mundial e a troca de segredos entre as grandes potências atômicas, almejando a paz mundial.

Albert Einstein morreu no dia 18 de abril de 1955, em Princeton, de aneurisma, aos 76 anos.

www.e-biografias.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário