Albert Einstein (1879-1955) foi um físico alemão, famoso por desenvolver a teoria da relatividade; estabelecer a equivalência entre massa e energia; pela criação da teoria do movimento browniano e pela definição da teoria fotônica da luz. Quatro caminhos que conduziram à reviravolta de todos os conceitos científicos até então estabelecidos. "O mais incompreensível no universo é que ele é compreensível" diria Einstein. Com sua visão inteiramente nova do Universo, ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1921.
O trabalho sobre a explicação do efeito fotoelétrico, possibilitou o desenvolvimento, por um grupo de físicos alemães, do processo de fissão nuclear e a consequente liberação de enormes quantidades de energia atômica.
Formado na Escola Politécnica Federal da Suíça, em Física, conclui depois o doutorado. Lecionou e conferiu palestras em vários países. Foi diretor do Instituto Imperador Guilherme e Membro da Academia de Ciências da Rússia. Foi nomeado Diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física e professor da Universidade de Berlim. Foi convidado pela Organização Sionista dos Estados Unidos, para propagar suas idéias.
Einstein prevendo que o nazismo controlaria toda a Alemanha, partiu para os Estados Unidos, foi lecionar Física no Instituto de Estudos avançados de Princeton.
Albert Einstein visitou o Brasil, onde foi recebido pelo presidente Artur Bernardes. Fez conferência, visitou universidades e Institutos de pesquisas.
Albert Einstein (1879- 1955) nasceu em Ulm, na Alemanha, em 14 de março, era filho de família judaica, não praticante. Em 21 de julho de 1880 mudou-se para Munique. Estudou na Escola Politécnica Federal da Suíça, onde conclui a graduação em Física, no ano de 1900. Em 1901 escreveu um artigo na mais prestigiada publicação científica em Física. Em fevereiro deste mesmo ano recebeu a naturalização suíça.
Em 6 de janeiro de 1905 casou-se com Mileva Maric. O casal teve três filhos. Nesse mesmo ano concluiu o doutorado. Em 1919 separa-se e casa-se com sua prima Elsa.
Em 1909 com 30 anos é professor na Universidade de Zurique e no ano seguinte leciona na Universidade de Praga. Em 1912 ocupa a cadeira da Escola Politécnica Federal da Suíça.
Em 1913 é professor da Universidade de Berlim, diretor do Instituto Guilherme e Membro da Academia de Ciências da Rússia ensinando e criando nova geração de cientistas. Einstein se aprofunda em desvendar os segredos do universo. Em 1914 transfere-se definitivamente para Berlim.
Em 1915 enuncia a Teoria Geral da Relatividade e em 1921, recebe o Prêmio Nobel de Física.
Em 1925 visitou vários países da América do Sul, entre eles o Brasil. Foi recebido pelo presidente Artur Bernardes, fez conferências, visitou Institutos de pesquisas e Universidades.
Em 1932 Einstein partiu de Berlim para uma visita a Califórnia, pois sabia que em breve o nazismo controlaria toda a Alemanha. Em 1933 renunciou o cargo em Berlim, seguiu para os Estados Unidos e ingressou no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e ganha cidadania norte-americana em 1940.
Em 1945 encerra sua carreira em universidades. Em 1946 apoiou projetos de formação de um governo mundial e a troca de segredos entre as grandes potências atômicas, almejando a paz mundial.
Albert Einstein morreu no dia 18 de abril de 1955, em Princeton, de aneurisma, aos 76 anos.
www.e-biografias.net
Bons professores são eloqüentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente. Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade. Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis. Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para vida. Augusto Cury
Postagens populares
-
QUADRINHAS O que são? Também conhecidas como poesias populares, as quadrinhas são trovas simples criadas pelo povo. Compostas por quatr...
-
HISTÓRIA DA MÚSICA www.edukbr.com.br A ANTIGUIDADE Muitas obras de arte da Antigüidade mostram músicos e seus instrumentos, entret...
Nenhum comentário:
Postar um comentário