Bons professores são eloqüentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente. Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade. Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis. Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para vida. Augusto Cury
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11 de janeiro de 2013
Disciplina de Música nas escolas
ENSINO DE MÚSICA NA GRADE CURRICULAR
Escolas públicas e privadas de todo o Brasil deve incluir o ensino de Músicaem sua grade curricular. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deverá ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. “O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos”. A música não será necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela integrará o Ensino de Arte, que pode englobar Artes Plásticas e Cênicas. Cada escola terá autonomia para decidir como incluir esse conteúdo de acordo com seu projeto político-pedagógico”.
Vamos entender um pouco sobre a lei nómero 11.769.
1. Todas as séries da Educação Básica terão aulas de Música?
A lei diz que o Ensino de Música será obrigatório na Educação Básica (que engloba Educação Infantil e o Ensino Fundamental), mas não especifica se todas as séries terão a Música incluída em sua grade curricular.
2. Quais os objetivos do Ensino de Música?
“A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação. O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. “Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas – os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras”.
3. O que será ensinado às crianças?
O MECrecomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.
4. Quem ministrará as aulas de Música?
A formação em Música é defendida por profissionais da área, que a julgam imprescindível.“um Ensino Musical de qualidade não pode ser ministrado por um professor que não tenha conhecimento na área musical. Trabalhar com um profissional não habilitado propicia um ensino superficial e perigoso, pois o professor não terá condições de avaliar os prejuízos que poderá provocar ao indivíduo e nem terá capacidade para aplicar esse conhecimento de maneira eficaz”. “O professor de sala pode e deve usar a música em suas aulas, mas não tem condição de dar aula de Música”.
5. Como as escolas devem se preparar?
As escolas devem se adaptar à nova lei, para incluir o ensino de Música em sua grade curricular, comprar materiais (instrumentos musicais, CDs etc.) e verificar se possuem professores capazes de ministrar as aulas de Música. Além dos instrumentos comprados podem e devem ser confeccionados com sucatas, feitos pelos próprios alunos . “A musicalidade está dentro da pessoa”,
6. Contratar profissionais capacitados ou capacitar?
Para encarar uma sala de aula e ministrar um Ensino Musical de qualidade não basta ser músico, é preciso ter didática, e para isso servem os cursos de capacitação. “Há muitos profissionais formados em Música, mas que não têm didática. H por outro lado há falta de conhecimento de alguns professores, que acham que aula de Música é só cantar, é brincadeira. Portanto capacitar profissionais deve ser a palavra de ordem das secretarias municipais de educação.
8. Como estabelecer o tipo de formação musical que será oferecida aos alunos?
As instituições de ensino possuem autonomia para definir o tipo de Educação Musical que irão implantar, assim como seu conteúdo, de acordo com seu projeto político-pedagógico. Deve se priorizar a voz, a formação instrumental ou a formação estético-musical dos alunos.
9. Como a Música pode ser introduzida no dia-a-dia escolar?
Há várias formas de se trabalhar a Música na escola, por exemplo, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos, como sugere. Dessa forma, a música é ajuda combater a agressividade e os problemas de rejeição, socialisa e contribui com a construção do conhecimento.
10. O que pode ser feito para que a lei seja cumprida e o Ensino Musical tenha qualidade?
Para que as aulas de Música não virem “hora do recreio”, é preciso que os pais e comunidade educaional fiquem de olho em quem irá ministrar essas aulas e se esse ensino será contínuo e com uma metodologia capaz de desenvolver a capacidade musical dos estudantes de forma gradual e continua. E capacitações com o tema para que possam oferecer um Ensino Musical de qualidade, com metas pedagógicas precisas e contínuas.
FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas
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